terça-feira, 2 de março de 2010

Nossa lembrança de José Mindlin




Tivemos a oportunidade de conhecer José Mindlin, e não só isso, adentrarmos sua casa e darmos uma bisbilhotada em uma ínfima parte de sua incrível coleção de livros. Isso foi bem no comecinho da faculdade e podemos dizer que essa visita e essa pessoa deram um ânimo a mais em nossa paixão por livros.

Cada um guardou dessa visita uma lembrança particular: o Sagarana editado a mão por Rosa, o livrinho minúsculo e delicado que ele deixava a gente pegar na mão, o suco de maracujá servido sem medo de a gente derrubar em tudo, o livro de "Direito Bancário" (o presente mais
especial que já vi um namorado dar a sua amada, Mindlin criou um livro que abria perninhas pra sua namorada na época, e sua mulher de sempre, Guita, apoiar os pés nas aulas na São Francisco), o poeminha inédito e exclusivo que Drummond autografou especialmente pra ele... e tantas outras.

Mas o que ficou mais marcado foi aquele amor e respeito imenso pelos livros, do qual esperamos que tenhamos um milésimo como ele teve.

Também não podemos deixar de mencionar sua participação no I Fórum de Editoração, outro momento especial do nosso curso, no qual tivemos a honra de ter Mindlin contando um pouquinho sobre livros para uma plateia ávida por pegar esse conhecimento.


Essa ligação com os alunos de Editoração não acabou essa semana. Mindlin doou seu acervo dele para a USP e a biblioteca chamará-se Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

Um comentário:

  1. Ele foi realmente uma pessoa muito especial. Vai fazer falta neste mundo dos livros. =)

    ResponderExcluir